Você é um desenvolvedor, um profissional de inovação ou um empreendedor que busca performance no sistema da sua organização? Então, você sabe que aprofundar-se no tema sobre qualidade de código no desenvolvimento de sistemas é, certamente, uma oportunidade que deve ser aproveitada.
A qualidade de código é o que diferencia um software bom de um excelente. Um código bem estruturado e eficiente impacta diretamente na experiência do usuário, na segurança dos dados e na longevidade do produto.
No entanto, sua importância vai além. Quando falamos em negócios, dependendo da velocidade e do dinamismo em que o código é adaptado para novos desafios, uma empresa terá ou não uma facilidade maior na adequação de novas realidades.
A implantação do PIX é um grande exemplo recente. Hoje, o meio de pagamento é o mais usado no Brasil. Em 2023, as transações pela ferramenta somaram R$ 42 bilhões, um crescimento de 75% em relação ao ano anterior, de acordo com a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos).
Portanto, as empresas que já possuíam uma base de código em seus sistemas bem desenvolvida, em que os desenvolvedores tinham facilidade em ler o código escrito, provavelmente tiveram mais capacidade em se adequar a essa novidade logo de cara. Por outro lado, se a qualidade de código no desenvolvimento de sistemas de uma empresa não era boa, houve gastos financeiros com esforço e desenvolvimento para essa adequação.
- Leia também nosso artigo Machine Learning e IA generativa na visão de um dos precursores do tema no Brasil.
Qualidade de código no desenvolvimento de sistemas é assunto em nosso podcast
Um tema tão pertinente aos profissionais de tecnologia, e essencial para garantir a eficiência e confiabilidade do software, merece ser discutido com experts do mercado.
Dessa forma, Décio Garcez, Diretor de Inovação da Convergência, recebeu no podcast Chama o TI dois nomes de peso da Acolita, empresa especializada em melhorar a performance, escalabilidade e resiliência de softwares: o CEO Raul Almeida e Lo Ami, Head de SRE, Software and Performance Engineering.
O conteúdo está receado de insights valiosos, inclusive sobre as tendências de qualidade de código nas empresas. Uma delas está ligada ao ambiente de inovação e à IA Generativa. Para Raul, uma das grandes apostas é que a IA Generativa possa auxiliar na qualidade de código e principalmente na qualidade de software quando falamos em geração de massa de dados, utilizada para execução de testes funcionais automatizados.
“Para uma empresa conseguir abranger todos os cenários possíveis no qual seu software vai ter que estar adequado a processar as informações, será necessária uma combinação de dados que podem extrapolar a capacidade humana, em termos da demanda que o teste exige”, analisa o CEO.
Quer saber tudo o que foi conversado nesse episódio?
- Dê o play abaixo e assista ao podcast completo e saiba muito mais sobre a qualidade de código no desenvolvimento de sistemas das empresas.
Caso você queira assistir pelo nosso canal no Spotify.
- Assista também ao episódio anterior de Chama o TI sobre Indústria 4.0 no Brasil, com Leonel Rodrigues, Market Manager da Furukawa Electric LatAm, que fala sobre o impacto das tecnologias nas empresas e as perspectivas futuras.


