Machine Learning e IA generativa são ambos ramos da inteligência artificial, mas com algumas diferenças importantes.
De forma resumida, a primeira analisa dados para fazer previsões, e se destaca em tarefas como manutenção preditiva, detecção de fraudes e sistemas de recomendação. Já a segunda cria um novo conteúdo, é mais adequada para tarefas como geração de imagens e vídeos, geração de texto e design de produtos.
As incertezas sobre o futuro da inteligência artificial são muitas, mas uma coisa é certa: a IA está transformando a maneira como as empresas operam. Isso pode ser atestado através do estudo IA em micro, pequenas e médias empresas: tendências, desafios e oportunidades, encomendado pela Microsoft para a Edelman Comunicação.
De acordo com o levantamento, a IA já é parte do dia a dia de 74% das MPMEs brasileiras. Já 90% dos entrevistados têm buscado implementar essa tecnologia atualmente. Em relação aos investimentos, em 2023, 47% das empresas disseram que estão investindo em IA; em 2022, essa porcentagem era de apenas 27%. Foram realizadas 300 entrevistas online com líderes de MPMEs.
O que está claro é que essas tecnologias impulsionam a transformação digital ao otimizar operações, melhorar a experiência do cliente e gerar novas oportunidades de negócio.
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Como utilizar a Machine Learning e IA generativa nas empresas
Esse é o desafio: entender a melhor maneira de empregar a Machine Learning e a IA generativa nas empresas, para que elas possam aproveitar todo o potencial dessas tecnologias.
Para explicar a fundo a questão, o podcast Chama o TI, apresentado por Décio Garcez, Diretor de Inovação da Convergência, recebeu uma presença ilustre.
O convidado da vez foi Dênio Portella, executivo com vasta experiência em tecnologia e inovação. Ele já esteve à frente de projetos de transformação digital importantes no país, inclusive ao lado do governo federal.
No episódio, Dênio compartilhou suas experiências e insights sobre o futuro das novas tecnologias e os desafios que enfrentou ao longo da carreira. O executivo deixou dicas valiosas para profissionais de tecnologia que buscam se aprofundar mais nesse ramo. Explicou também o que vem pela frente com o uso Inteligência Artificial Generalizada (AGI):
“A AGI já se aproxima muito do aspecto humano do ponto de vista de ser racional, conseguir interpretar fatos e atos sem interferência humana. Aí sim partir para soluções mais cognitivas”, explica o executivo. Ele completa dizendo que, “de acordo com os últimos trabalhos da Goldman Sachs, quando se fala de projeção, até 2030 teremos 70% das empresas utilizando a Inteligência Artificial”.
Aproveite essa chance de aprender muito mais sobre Machine Learning e IA generativa, além de outros temas pertinentes, com um dos maiores especialistas em tecnologia do país.
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- Confira também o episódio anterior de Chama o TI, em que Décio recebe Bruno Constantino, CEO do Grupo Oscar Calçados, para uma conversa sobre inovação aberta no varejo. Eles discutem como integrar a TI ao núcleo estratégico das empresas e o impacto direto dessa abordagem na experiência do cliente. Bruno compartilha suas vivências, aprendizados e desafios enfrentados ao impulsionar a inovação no setor, com exemplos práticos e lições valiosas.


