Erros de projetos de TI são mais comuns do que se imagina. Porém, idealizarmos o sucesso de grandes empresas e projetos como se fossem resultados de uma trajetória linear, sem desvios ou falhas. No entanto, a realidade é bem diferente. Por trás de cada planejamento de inovação e resultado positivo, há uma série de tentativas, falhas e aprendizados. Assim, esses tropeços se tornam, na verdade, oportunidades valiosas para crescimento, melhoria contínua e alcance do sucesso em projetos futuros.
Com cada erro cometido, novas lições são aprendidas e habilidades são desenvolvidas, moldando profissionais e empresas mais resilientes e capacitados. A experiência acumulada, fruto dos desafios superados, permite que soluções mais inovadoras e eficazes sejam encontradas, impulsionando projetos de TI para patamares mais altos. Entender e aceitar os erros como parte do processo é fundamental para quem deseja liderar com excelência no setor tecnológico.
A própria Apple, hoje sinônimo de design, inovação e tecnologia de ponta, enfrentou inúmeros desafios antes de se tornar a gigante multinacional que conhecemos. Um exemplo emblemático é o lançamento do Apple III, ocorrido no ano de 1980. Apesar do design inovador, o computador sofreu com problemas de superaquecimento e falhas de hardware, tornando-se um dos maiores fracassos da empresa.
Sem um sistema de resfriamento eficiente, o Apple III esquentava a ponto de causar danos irreversíveis à placa-mãe. Esses erros serviram como um valioso lembrete: falhas fazem parte do processo de inovação.
- Leia também nosso artigo Como a tecnologia e a TI impulsionam os shoppings do futuro?
Acertos e erros de projetos de TI discutidos em nosso podcast
Até que ponto errar é permitido? Como transformar esses erros de projetos de TI em oportunidades de aprendizado e inovação?
Essas são algumas das questões que o podcast Chama o TI, apresentado por Décio Garcez, Diretor de Inovação da Convergência, se propôs a responder no episódio de estreia.
Em nosso podcast, você conhecerá histórias reais e insights valiosos de profissionais de peso sobre tendências, transformação digital e inovação. O programa é feito para empreendedores, executivos e profissionais de TI que buscam agregar valor da TI ao negócio.
Para começar, convidamos Alberto Ferreira, ex-Diretor Geral da Vivo Empresas, com experiências como CEO da SAP Brasil, Teleperformance Brasil e Grupo Connvert. Ele atuou também em outras corporações, como a Johnson & Johnson, e participou da fundação de nove startups e da Cervejaria Baden Baden. Hoje, acumula os cargos de Diretor Geral da escola Masters of Business e CEO da Plata4 Business Development.
Alberto compartilhou os bastidores de seus projetos de sucesso e revelou os desafios e os aprendizados que obteve ao longo da carreira. Contou também que os erros de projetos de TI podem ser bem-vindos:
“Os erros de projetos de TI fazem parte dos processos de inovação, fazem parte do processo de aprendizado. No Vale do Silício, o erro não é só tolerável, ele é fomentado”.
Quer saber mais sobre como transformar os fracassos e erros de projetos de TI da sua empresa em oportunidades para inovar?
- Dê o play e assista ao primeiro episódio do podcast Chama o TI.
Novos episódios já disponíveis!
Você que é apaixonado por tecnologia, inovação e tudo o que está por trás dos bastidores do mundo digital, não perca os próximos episódios de Chama o TI no Youtube. Eles também estão disponíveis no Spotify.
O que esperar?
- Entrevistas exclusivas com especialistas e profissionais que estão moldando o futuro da tecnologia em nossa região;
- Dicas, insights valiosos e recomendações práticas para você aplicar no seu dia a dia na sua empresa;
- Tendências e inovações: fique por dentro das últimas novidades e como elas podem impactar sua vida e carreira.
Não perca nenhum episódio!
- Clique aqui e siga o Chama o TI no Spotify.


