Luckie Tech: inovação e tecnologia para salvar vidas

Luckie Tech: inovação e tecnologia para salvar vidas

Compartilhar

Antes de entendermos como é possível aliar inovação e tecnologia para salvar vidas, temos uma pergunta:

Você sabia que, em todo o mundo, 2% dos casos de câncer são de crianças? E que o câncer infantil é a primeira causa de morte por doença em crianças e a segunda causa de óbito no geral, depois dos acidentes? 

Se falarmos apenas de Brasil, os dados mais recentes (Inca/2020) revelam que foram registrados 2.280 óbitos em crianças e adolescentes entre 0 e 19 anos. Nos países mais desenvolvidos, entre 80% e 85% das crianças acometidas por câncer podem ser curadas. Em nosso país, considerando a variação entre as regiões, a média de cura é de 65%. 

Ao olhar apenas para o primeiro número apresentado no começo desse texto, infelizmente, já é um dado considerado baixo para quem deseja desenvolver uma solução nesse segmento. Porém, na contramão dessa realidade, um empreendedor brasileiro resolveu apostar na criação de uma startup que pudesse dar esperanças para essas crianças brasileiras.

tecnologia-para-salvar-vidas

 

Podcast mostra como aliar inovação e tecnologia para salvar vidas

Nem só de interesses financeiros vive um projeto voltado à tecnologia. A vontade de ajudar quem realmente precisa foi o fator primordial que impulsionou o empreendedor Joel de Oliveira Junior a criar a Luckie Tech, uma startup voltada para acompanhamento clínico para crianças (e adultos) em tratamento oncológico. 

No oitavo episódio de Chama o TI, Décio Garcez, Diretor de Inovação da Convergência, comandou um papo muito rico com Joel, com momentos em que a emoção falou mais alto. A paixão do empreendedor pelo seu trabalho, e pela tecnologia para salvar vidas desenvolvida por ele, mostrou o quanto podemos ser capazes de aliar os negócios com o altruísmo.

O projeto nasceu após Joel perder um filho para o câncer e viver um longo período de luto. Com a ajuda de profissionais de peso no universo tecnológico, a Luckie Tech tem hoje um dispositivo que afere em tempo integral a temperatura de crianças em tratamento contra o câncer. 

“Dentro desse dispositivo tem slots, então, ele tem lugar para até 5 parâmetros. Só que a gente quis resolver o primeiro parâmetro, que é o mais importante. Numa criança em tratamento de criança, é a febre”, conta Joel.

Quando o dispositivo atesta que a temperatura monitorada passou do limite aceitável, um alarme é disparado para o celular dos pais e para o hospital que está tratando da criança. Essa rapidez ajuda a evitar complicações devido à baixa imunidade. Consequentemente, faz com que o sistema de saúde evite custos com ambulância e UTI, por exemplo. Um dia de UTI salvo corresponde a um ano de monitoramento com esse dispositivo, afirma o fundador da Luckie Tech.

Joel explica que existe uma série de tecnologias implementadas nesse dispositivo: “Tem um pouco de tudo: é cloud system, aplicativos, front-end, back-end, Wi-Fi, IoT, BLE… Tudo de tecnologia é focada para o dispositivo”.

Você está preparado/a para conhecer e se emocionar com uma das histórias mais incríveis de inovação e tecnologia para salvar vidas no Brasil?

Então não perca mais esse episódio de Chama o TI! 

  • Dê o play e assista ao podcast completo e saiba também como foi possível equilibrar financeiramente a empresa, já que não há custo para os usuários.

 

Caso você queira assistir pelo nosso canal no Spotify.

  • Assista também ao episódio anterior sobre Qualidade de código no desenvolvimento de sistemas para empresas, com o CEO da Acolita, Raul Almeida, e com o Head de SRE, Software and Performance Engineering da empresa, Lo Ami. Um conteúdo receado de insights valiosos, inclusive sobre as tendências de qualidade de código nas corporações.

Leia também