À medida que a tecnologia avança, também se multiplicam as ameaças virtuais, colocando em risco dados sensíveis e a operação de empresas de todos os tamanhos. No artigo de hoje, vamos aprofundar o debate sobre as principais ameaças digitais, o conceito de cibersegurança e as medidas que podem garantir mais proteção nesse cenário.
Para isso, convidamos um especialista para falar do assunto: Charbel Chalala Issa, vice-presidente da Forcepoint para a América Latina.
- Leia também nosso artigo: Machine Learning e IA generativa na visão de um dos precursores do tema no Brasil.
Mas afinal, o que é cibersegurança?
A cibersegurança é a área responsável por proteger sistemas, redes e dados contra ataques e ameaças virtuais, como invasões, roubo de informações e ataques de malware.
Quando falamos de empresas, a cibersegurança é ainda mais importante, pois garante a confidencialidade e a integridade das informações. Isso inclui dados sensíveis de clientes, estratégias de negócio e transações financeiras.
No mercado, existem algumas soluções mais conhecidas, como o uso de firewalls para barrar acessos não autorizados, sistemas de detecção e resposta a incidentes (como EDR e SIEM) para monitoramento constante de ameaças e a autenticação multifatorial (MFA) para garantir acesso seguro aos sistemas.
Cibersegurança nas empresas é tema do novo Chama o TI
Hoje, o Brasil é o principal centro dos ataques hackers na América Latina – foram mais de 357 mil ataques no segundo semestre de 2023, ante 328.326 no primeiro semestre do ano passado. É o que mostra o Relatório de Inteligência de Ameaças da NetScout.
No bate-papo conduzido pelo nosso host, Décio Garcez, o especialista Charbel trouxe à tona uma discussão sobre os desafios enfrentados pelas empresas na Era digital, especialmente no campo da cibersegurança.
Charbel compartilhou as principais dificuldades que as organizações encontram ao lidar com ameaças cibernéticas e as estratégias eficazes para superá-las, garantindo a proteção de dados e a continuidade dos negócios.
Ele contou também histórias marcantes, incluindo alguns “perrengues” vividos ao longo de sua trajetória profissional. O bate-papo foi uma aula sobre como as empresas podem se preparar para os desafios tecnológicos atuais e futuros, sempre com um olhar prático e acessível.
“Eu acho que o que tira hoje o sono dos profissionais de Segurança da Informação é como responder rápido a um incidente, como preservar os dados da sua empresa e como garantir o máximo possível de segurança dentro de uma infraestrutura”, afirma Charbel Chalala Issa.
- Quer conferir este episódio completo do podcast Chama o TI? Dê o play e fique por dentro das novidades e tendências do mercado de TI com quem mais entende do assunto.
Caso você queira ouvir pelo nosso canal no Spotify.
- Assista também ao episódio sobre Qualidade de código no desenvolvimento de sistemas para empresas, com o CEO da Acolita, Raul Almeida, e com o Head de SRE, Software and Performance Engineering da empresa, Lo Ami.

